José Gontijo
Professor e Médico
Trajetória Pessoal
Compromisso com a Excelência e a Sociedade: Uma Jornada de Dedicação à Educação e à Pesquisa
Sou o Primogênito, entre três irmãos, nascido em 1956, natural de Piumhi, cidade incrustada em um vale entre a Serra da Pimenta e a Serra da Canastra, Estado de Minas Gerais.
Meus mais de dez anos, entre 6 e 16 anos, foram vividos de modo itinerante pelas margens do Rio Grande a partir de Piumhi, onde cursei o primário. Já no Ginásio, estudei em Piumhi (MG), Franca (SP), Pedregulho (SP). O colegial passei em Nova Granada (SP), Icém (SP), concluindo em Brasília (DF). Todas essas mudanças eram muito comuns, em função do trabalho de meu pai, engenheiro. Aprovado em primeiro lugar, em 1974, no concurso vestibular para a graduação em Medicina na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade de Brasília (UnB), colei grau em 1981.
O início do meu período de vida universitária em Brasília coincidiu com a intensificação da repressão a qualquer forma de manifestação estudantil organizada, no entanto, estas ações não impediram que manifestações explícitas de descontentamento fossem tomando corpo por meio de movimentos estudantis e manifestações recorrentes de insatisfação da sociedade civil. A recém-criada Universidade de Brasília (UnB), idealizada por Darcy Ribeiro e Anisio Teixeira, oferecia um novo arquétipo curricular, organizacional e administrativo diferente da estrutura tradicionalista das instituições de ensino superior da época no Brasil.
Associando o interesse pela Clínica Médica e pela experimentação científica aplicada, procurei Residência Médica em uma área do conhecimento, onde pudesse integrar estes dois propósitos. Durante o período de 1981 a 1982, exerci a função de Médico-Residente de 1º ano (R1) no Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP.
Em 1983 me casei, e deste casamento tenho três filhos dos quais muito me orgulho, pela formação profissional, ética, independência intelectual e desenvolvimento em suas carreiras.
Também em 1983, fui aprovado para os Cursos de Pós-Graduação da Escola Paulista de Medicina e da FMRP-USP, optando em permanecer nesta última. Em abril de 1987, ainda com o doutorado em andamento, assumi a vaga de Técnico-Didático na disciplina de Medicina Interna e Semiologia em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Entre 1992 e 1994, realizei meu pós-doutoramento no Centro Cardiovascular da Universidade de Iowa, em Iowa City, EUA, onde tive a oportunidade de participar de um grupo de pesquisa que, sob a liderança do Prof. Gerald F. DiBona.
Neste processo acadêmico que escolhi para vida, amigos, colegas, colaboradores e alunos lutarão e sonharão os seus imprevisíveis sonhos, e definirão suas próprias e particulares histórias buscando motivações e, principalmente, é importante se reiterar o perfil da Universidade no propósito de promover a excelência não como um fim em si mesma, mas como um meio, por meio de sua missão precípua em benefício da sociedade.
Histórico Pessoal
Sou graduado em Medicina pela Universidade de Brasília, formando-me em 1981. Após a graduação, realizei minha Residência Médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC/FMRP/USP) entre 1981 e 1983. Em seguida, continuei minha formação acadêmica, obtendo o título de Mestre em Medicina pela mesma instituição em 1986 e o título de Doutor em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo em 1990. Entre 1992 e 1994, fiz um estágio de pós-doutoramento na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, onde ampliei minha experiência internacional e conhecimento em Nefrologia e Fisiologia Renal.
Experiência Acadêmica
Atualmente, sou Professor Titular na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde me dedico integralmente à docência e à pesquisa. Sou um especialista renomado nas áreas de Fisiologia Renal e Clínica Médica, com ênfase em Nefrologia. Minhas principais áreas de atuação incluem o estudo da função renal, controle neural do rim, hipertensão arterial e os efeitos do estresse nutricional sobre a ontogênese renal. Ao longo da minha carreira, publiquei cerca de 180 artigos em periódicos científicos de relevância nacional e internacional, além de ter contribuído com 10 capítulos de livros. Já orientuei ou estou orientando 36 dissertações de mestrado, 30 teses de doutorado e 4 projetos de pós-doutorado, refletindo meu compromisso com a formação de novos pesquisadores.
Experiência em Gestão
Minha experiência em gestão inclui a coordenação de Programas de Pós-Graduação entre 1995 e 1998 e o cargo de Coordenador Institucional da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp de 1998 a 2002. De 2002 a 2010, ocupei as posições de Vice-Diretor e Diretor da faculdade, contribuindo para sua gestão e crescimento institucional. Também tive uma participação relevante a nível nacional como coordenador da área de Medicina I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por oito anos, atuando na avaliação e aprimoramento dos cursos de pós-graduação em Medicina. Mais recentemente, entre 2019 e 2021, exerci o cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria da Unicamp, colaborando com a gestão da universidade em um período desafiador. Com essa trajetória, estabeleci uma referência na área de Medicina, tanto no Brasil quanto internacionalmente.